21 December 2011

CHÁS MEDICINAIS #3

CAMOMILA

É um chá extremamente delicado com aroma suave, mas possui muita eficácia como anti-inflamatório e contra perturbações estomacais. Esta erva, na actualidade, é largamente industrializada e merece um lugar nos lares, pelo seu amplo espectro medicinal.

Indicações:
Espasmos, cólicas menstruais, diarreia, febre, insónia, dores de barriga e náuseas.

Preparo e uso:
Tomar após as refeições, principalmente após o jantar, o que irá garantir uma noite tranquila e bem dormida.


CAVALINHA

A Cavalinha é uma erva que permite um chá medicinal bastante eficaz como diurético, anti-inflamatório e adstringente genito-urinário e evitalizante. A Cavalinha actua sobre as fibras elásticas das artérias, auxiliando a diminuição do colestrol. Ela age de maneira específica na inflamação da próstata e é um óptimo auxiliar na cicatrização.

Indicações:
Arterioesclerose, afecções de pulmões; hemorragias renais; inflamação e edema da próstata; menstruação excessiva, hipertensão.

Preparo e uso:
A infusão deve ser feita com as partes aéreas da cavalinha e ingerida fria em doses terapêuticas. 

16 December 2011

CHÁS MEDICINAIS #2

ALFAFA

É empregada na alimentação de cavalos de puro-sangue e no entanto, é um chá medicinal com uma excelente fonte de potássio, magnésio, cálcio e fósforo. É muito rica em nutrientes e supre as necessidades minerais, proteicas e de vitaminas de fadigados em geral. Ela também age em anemias causadas por deficiência de ferro e o seu uso auxilia no processo de coagulação sanguínea.

Indicações:
Artrite, reumatismo, revigorante de fadida, cistites, afecções nervosas, falta de apetite e má digestão.
Preparo e uso:
As folhas da Alfafa devem estar secas e preparadas especificamente para uso de chá. Deve-se fazer uma infusão moderada e tomar uma chávena por dia - conforme a necessidade.
ARRUDA

O chá de Arruda é um tradicional calmante de nervos, principalmente para crianças, e em doses absolutamente controladas pelo risco que envolve o uso da erva. Normalmente, o uso do chá de Arruda é feito com poucas folhas e o emprego do mesmo é parcimonioso. Os seus efeitos são efectivos e comprovados. É altamente perigoso o uso em doses fortes e elevadas. Não é recomendado o uso por mulheres grávidas.

 Indicações:
Dores de cabeça, combate ao mau hálito, poderoso calmante, fortissimo digestivo, anti-séptico de pele.
Preparo e uso:
Infusão com as folhas mais tenras e parcimoniosamente. Toma-se quente.

09 December 2011

ALIMENTO NATURAL E ANTI-INFLAMATÓRIO

Certo dia entrou no consultório do Dr. Al Sears um novo paciente a reclamar de que  se estava a sentir cansado,  rígido e dolorido. Disse  também que estava a tomar quatro Advils por dia.

Se esta  história lhe parece familiar, provavelmente também fez parte da equipa dos que sentem dor crónica.  É a principal causa de incapacidade, e sabe-se que pode ser totalmente insuportável às vezes.

O Dr. Al Sears avisa: "Tomar analgésicos  pode ser perigoso devido aos efeitos colaterais, que em  alguns casos, podem até ser mortais. Drogas como Motrin, Advil, Aleve, e outros AINEs (medicamentos anti-inflamatórios) têm sido associadas a danos nos rins, anemia, palpitações cardíacas e hemorragia  gastrointestinal."
 
Isto é realmente algo assustador!  


Mas o Dr. Al Sears indica um analgésico que não tem efeitos colaterais. E o melhor é  que  provavelmente já tenha este analgésico no seu armário de cozinha! Pasme-se, mas este analgésico chama-se GENGIBRE. 


Durante séculos o Gengibre tem  sido usado em toda a Ásia para tratar dores nas articulações, resfriados e até mesmo a indigestão.

Gengibre cru ou cozido pode ser um analgésico eficaz, mesmo para condições inflamatórias como a osteoartrite. Isto porque a inflamação é a causa raíz de todos os tipos de problemas como artrite, dor nas costas, dores musculares,  etc.
 
Contém 12 compostos diferentes que combate  a inflamação. Um desses compostos abaixa os  receptores da dor e actua nas terminações nervosas. Juntos, eles trabalham quase da mesma forma que as drogas anti-inflamatórias, tais como o  Ibuprofeno e a Aspirina, mas sem os efeitos  colaterais. Assim, se a sua intenção é  eliminar esses analgésicos, passe a consumir o Gengibre.
 
Seguem algumas dicas para usar uma boa dose diária de Gengibre:
* Ao fritar alguns alimentos junte o Gengibre e mexa bem: este vai adicionar um sabor revigorante a qualquer prato de carne e vegetais.
* Complemento: A maioria das farmácias ou lojas de produtos naturais vendem Gengibre em pó, em comprimidos ou cápsulas. Procurem por um extracto com gingerols  5%.
* Use uma compressa de Gengibre sobre zonas doloridas: isso vai estimular a circulação sanguínea e aliviar dores nas articulações.
 
Beber chá de Gengibre: É barato. É muito  fácil. O gosto é óptimo. E cura!
 
Aqui está  uma receita usada pelo Dr. Al  Sears:
* Quatro copos de água;
* Um  pedaço de aproximadamente 5 cm de Gengibre  descascado e cortado em fatias; 
* Limão e mel a gosto. Se  preferir, use laranja no lugar do limão. 

Ferver a água numa panela com  fogo alto. Assim que começar a ferver adiccione as  fatias de Gengibre, e deixe em fogo baixo, cubrindo a panela para que os vapores não saiam e deixe a ferver por aproximadamente 15  minutos.
O chá está pronto! Basta coar, e adicionar o mel com o limão ou  laranja.

03 December 2011

CHÁS MEDICINAIS #1

ALCAÇUZ

Há 3 mil anos que o chá de Alcaçuz trata das doenças dos chineses. O Alcaçuz é uma planta cuja raiz adocicada permite um chá com acção diurética, laxante, expectorante e calmante. Funciona como anti-inflamatório, acalma a dor e é um poderoso anti-alérgico.

Indicações
Inflamações do ventre; inflamações das vias urinárias; calmante de dores e combate a cárie dentária.
Preparo e uso:
Infusão da raíz do Alcaçuz, podendo der tomado quente ou em doses diárias frias em dosagens normais.


ALECRIM
 
O Alecrim é uma poderosa erva que mantém na sua constituição o poder de um chá fortísimo hipertensor, anti reumático, diurético, etc, e ainda, quando é feito um caldo forte das suas folhas e flores, torna-se um excelente anti-séptico de pele, estimulador do crescimento capilar.

Indicações:
Esgotamento cerebral, atenua depressões, disturbios intestinais, colecistice crónica e dores reumáticas. Como uso próprio: contusões, entorses, queda de cabelo e caspa.
Indicações:
Como chá, deve ser feito uma infusão de folhas e pouquíssimas flores (um chá bem fraco). Em doses altas, o chá pode causar irritações gastro-instestinais e nefrite. Para uso tópico, deve-se fazer uma infusão forte de flores e folhas e utilizá-las no local externo desejado. Mas, atenção: se aparecer irritação no local deve suspender o seu uso.