19 February 2011

VIOLETA

Viola Odorata

Planta originária da Europa, a Violeta pertence à família das plantas Violaceae e, podem distinguir-se mais de 20 variedades. As suas folhas suculentas e perfumadas podem ter formas e tonalidades diferentes de acordo com a sua variedade. Em geral são verdes e em forma de coração, com uma superficie aveludada. Devida a essa característica, na antiga Grécia, era considerada o simbolo da fertilidade e amor, e era usada em poções para esse fim. Cedo se aperceberam que esta planta multicolor tinha também outras propriedades: as medicinais.

No ano de 1829, introduziram-na nos tratamentos de sinusite e reumatismo. O óleo essencial de violeta é um óptimo analgésico, pois contém ácido salicílico.

COMO CUIDAR DA PLANTA
Não tolera o frio e necessita de muita luz para germinar. Dentro de sua casa, coloca-a num vaso à janela. Aqui alguns cuidados importantes:
Regue a superficie da terra - evite molhar as flores e as folhas e não deixe água em excesso no prato. Regue-a 2 vezes por semana.

Adube a planta a cada 30 dias - forneça a matéria ôrganica ideal  para a violeta crescer.

Tenha em atenção a temperatura. É aconselhável cerca de 18ºC.

USOS
Na Saúde:  apresenta uma composição rica para aumentar as defesas do nosso organismo. As folhas e flores são usadas para o fabrico de xaropes para combater a tosse, dores de garganta, sinusite e rouquidão. A infusão desta planta é usada para controlar os disturbios intestinais e para as dores de cabeça. Tem propriedades expectorantes, sudoríferas, diuréticas e anti inflamatórias. As raízes, quando consumidas em grande quantidade, têm propriedades laxantes.

Na Beleza:  a sua flor pode ser utilizada no fabrico de perfumes, desodorizantes, sabonetes, etc. As folhas (frescas e perfumadas) podem ser esmagadas e utilizadas no banho. Amacia a pele e confere-lhe um aroma agradável.

Contra-indicações: Desconhecidas

CHÁ DE VIOLETA ANTI-INFLAMATÓRIO
 
Cubra 1 punhado de pétalas de Violeta com água fria q.b. e leve-as ao lume brando.

Depois de levantar fervura, deixe o chá em infusão durante aproximadamente 5 ou 6 minutos.

Coe e beba este chá cerca de 2 chávenas por dia.

No comments: